Bebês de 6 meses já sabem identificar um herói, sugere pesquisa

Publicado em Notícias

superman700

Bebês com apenas 6 meses de idade já são capazes de reconhecer um ato heroico, o que, segundo pesquisadores, significa que o senso de justiça provavelmente é inato. A descoberta pode ajudar a explicar por que crianças e adultos gostam tanto de histórias de super-heróis.

Uma equipe liderada por Masako Myowa, da Universidade de Kyoto, realizou seis diferentes experimentos, com cerca de 20 crianças, que envolviam a exposição de bebês a animações bem simples, com personagens em formas geométricas coloridas.

De formas diferentes, os vídeos mostravam um personagem que era perseguido ou atacado por outro, e um terceiro que vinha “salvar” o primeiro. Depois, quando os pesquisadores ofereciam réplicas reais das figuras aos bebês, eles tendiam a escolher a que representava o herói da situação.

A pesquisa também mostrou que, conforme os bebês se desenvolvem, a compreensão ganha complexidade: enquanto os de 6 meses não sabiam distinguir o ato heroico acidental do intencional, os de 10 meses já eram capazes disso.

Para a equipe, entender melhor como o senso de justiça se constrói nos indivíduos talvez possa ser útil, no futuro, para desenvolver estratégias mais bem-sucedidas de combate ao bullying. Os dados foram publicados no periódico Nature Human Behaviour.